Principais doenças atendidas pelo reumatologista

Dedo em Gatilho
"Popularmente conhecido como “dedo em gatilho”, a tenossinovite estenosante dos flexores é ..."
Ver Mais
PULSOTERAPIA
"Pulsoterapia com corticóide."
Ver Mais
Síndrome do Túnel do Carpo
"A queixa de falta de firmeza, formigamento, e dor nas mãos é freqüente nos consultórios médicos..."
Ver Mais
Polimialgia Reumática
"A polimialgia reumática (PMR) é uma doença inflamatória que afeta ..."
Ver Mais
Lombalgia
"Quem nunca sentiu dor nas costas, a chamada lombalgia? "
Ver Mais
Sjögren
"A síndrome de Sjögren é uma doença sistêmica inflamatória crônica..."
Ver Mais
Behçet
"Por se tratar de uma doença potencialmente grave, ainda desconhecida do público..."
Ver Mais
Gota
" A gota, também chamada de doença por depósito de cristais..."
Ver Mais
Artrite Psoriásica
"A psoríase é uma doença de pele, crônica, não contagiosa..."
Ver Mais
Artrite Reumatóide
"A Artrite Reumatóide é uma doença crônica e autoimune..."
Ver Mais
Osteoporose
"A Osteoporose é uma doença metabólica caracterizada por..."
Ver Mais
Osteoartrite
"A Artrose ou Osteoartrite, termo mais apropriado, é uma doença..."
Ver Mais
Espondiloartrites
"As espondiloartrites englobam um grupo de doenças inflamatórias ..."
Ver Mais

Perguntas Frequentes

Quais exames o médico Reumatologista deve solicitar?

Apesar de existir uma infinidade de exames possíveis, na maioria das vezes uma boa história clínica e exame físico já direcionaram ao possível diagnóstico. Observamos atualmente uma ansiedade para que o médico solicite rapidamente “todos os exames necessários”. Porém muitas vezes exames considerados simples (por exemplo, uma radiografia) podem fornecer informações mais relevantes para o caso do que um exame complexo de imagem. Bem, o mais importante é conversar com seu médico caso tenha dúvidas e permitir que ele conduza a investigação de forma mais apropriada. Lembrando que apesar dos avanços diagnósticos nessa especialidade, muitas vezes o Reumatologista pode não chegar a uma conclusão definitiva rapidamente. Muitas vezes trabalhamos como um detetive, de forma minuciosa e paciente, até que aquela “pista importante” seja revelada.

O que é Reumatismo?

Reumatismo é o termo genérico derivado do grego, o prefixo rheuma quer dizer “líquido que flui, que corre” e antigamente serviu para caracterizar qualquer inchaço articular, sem razão traumática (torções e traumas). Este nome foi usado, pois acreditava- se que o acúmulo de fluido nessas regiões é que gerava dores e dificultava movimentos. Hoje temos um significado mais amplo para essa palavra que representa mais de 150 doenças que, por vários fatores, incluindo predisposição genética, causam inflamações ou degenerações no aparelho locomotor, podendo comprometer sua função. Além disso, alguns órgãos como rins, pulmão e coração podem ser afetados. Entre as enfermidades estão artrose (desgaste da cartilagem), fibromialgia (dores difusas pelo corpo), osteoporose (enfraquecimento dos ossos), artrite reumatóide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos), lombalgia, tendinite, gota, bursites. . .

O que faz um Reumatologista?

O Reumatolgista é o profissional médico com especialização em Reumatologia. Este profissional tem experiência no diagnóstico e tratamento de doenças que causam dor nas articulações, nos músculos, nos ossos, nos tendões e bursas, além de doenças inflamatórias e imunológicas. O Reumatologista é dedicado aos cuidados de saúde do paciente como um todo. Com seu amplo conhecimento do sistema imunológico, o Reumatologista compreende como as doenças reumáticas afetam da cabeça aos pés. As doenças reumáticas não são apenas complexas, mas também crônicas em sua maioria, por isso o Reumatologista vê seus pacientes com frequência na maior parte de suas vidas. Ele pode ajudar a compreender e auxiliar numa variedade de problemas de saúde - desde o uso de medicamentos, até em indicações cirúrgicas, fisioterapia, saúde mental, gestação, tratamento de infecções comuns etc. Resumindo, o Reumatologista serve como um gestor nos cuidados de saúde ao longo da vida de seus pacientes.

Qual a formação do Reumatologista?

Após seis anos de Faculdade de Medicina e dois anos de residência em Clínica Médica, o Reumatologista dedica-se mais dois anos de treinamento na especialidade de Reumatologia. É muito importante que seu Reumatologista esteja registrado na Sociedade Brasileira de Reumatologia. Verifique em:

https://www.reumatologia.org.br/associado

 

O que é Reumatologia?

A Reumatologia é o ramo da medicina que se ocupa de doenças não cirúrgicas (ainda que eventualmente possam evoluir como tal) do aparelho locomotor, ou de outras doenças do tecido conjuntivo. Sendo realmente difícil precisar os limites da Reumatologia, pois ela tem várias áreas em comum com outras especialidades, notadamente a ortopedia e a neurologia. Além disso, soma-se o fato de que o a Reumatologia estuda principalmente a inflamação e que esta pode ocorrer pelas mais diversas causas. Como ocorrem nas chamadas doenças autoimunes, quando as células de defesa (sistema imunológico) atacam as estruturas do próprio corpo, da mesma forma que fariam com micróbios invasores ou tumores. Resultando em inflamação, que pode se virtualmente de qualquer tecido do corpo. Como todo o corpo é irrigado pelo sangue, os sintomas podem ocorrer em qualquer lugar.

Dessa forma a reumatologia freqüentemente abrange doenças também vistas por outras áreas da medicina, “notadamente a ortopedia e a neurologia”, mas também infectologia, pneumologia, gastroenterologia e tantas outras. A reumatologia é considerada uma das mais desafiadoras áreas da medicina. Os diagnósticos quase sempre dependem uma história clínica e exame físico bem feitos associados a diversos exames laboratoriais e de imagem. Mesmo assim o tempo e a evolução da doença não raramente nos faz mudar de idéia. Detalhes podem mudar o diagnóstico. Se Sherlock Homes tivesse feito medicina, provavelmente teria sido Reumatologista.

Quais são as doenças mais comuns tratadas pelo Reumatologista?

Lupus Eritematoso Sistêmico

Artrite Reumatóide

Fibromialgia

Osteoartrite (artrose)

Osteoporose

Gota (e pseudo-gota)

Esclerose Sistêmica (esclerodermia)

Espondiloartropatias:

  • Indeterminada
  • Espondilite Anquilosante
  • Psoriática
  • Associada à doença inflamatória intestinal
  • Artrite Reativa

Síndrome de Sjögren

Febre Reumática

Síndrome de Anticorpo Antifosfolipídeo

Miosites inflamatórias

Doença Mista do Tecido Conectivo

Policondrite Recidivante

Artrite Séptica

Artrite Idiopática Juvenil

Vasculites:

  • Granulomatose de Wegener
  • Poliangiite Microscópica
  • Churg-Strauss
  • Poliarterite Nodosa
  • Púrpura de Henoch-Schönlein
  • Doença de Behçet
  • Arterite de Células Gigantes / Polimialgia Reumática
  • Arterite de Takayasu
  • Doença de Kawasaki
  • Doença de Buerger
  • Crioglobulinemias
  • Hipersensibilidade
  • Urticária-vasculite

O que devo levar para minha primeira consulta com um Reumatologista?

Procure analisar seus sintomas e tente caracterizar: o início dos sintomas, intensidade, quais são os lugares afetados. Os fatores de melhora e pioram devem ser relatados (temperatura, movimento, repouso, alimentos, medicamentos, etc.). De preferência, anote, já que os detalhes são importantes para o diagnóstico. Leve também a lista de medicamentos que você já utiliza ou utilizou recentemente. Assim como exames “de sangue” ou de imagem recentes. De preferência a roupas e calçados leves e que facilitem a visualização dos lugares afetados. Fique preparado, provavelmente você será examinado da cabeça aos pés.